Maria Amália Corrêa Giffon

Cadeira nº 16
Patrono: João Batista da Rocha Correia

MARIA AMÁLIA CORRÊA GIFFON, nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, a 25 de março de 1918, filha de Barnabé da Costa Corrêa.
Fez o primário e o secundário no Colégio São José da sua terra natal e, em Pirassununga-SP, a Escola Normal. Formou-se em Educação Física pela Universidade de São Paulo da qual formou-se Professora Emérita e Doutora. Casou-se com o médico e também escritor Orsini Carneiro Giffoni com o qual teve os filhos Marília e Francisco de Paula. Marília casou-se com o Dr. Edgar Meirelles de Andrade, tento o casal os filhos: Francisco, Lucila e Ligia. Dedicou-se ao folclore escrevendo os livros: “Danças Folclóricas Brasileira”, Danças Tradicionais das Américas”, Danças Folclóricas da Europa”, “Dança de Ásia e Oceania”, Danças Miúdas do Folclore Paulista” e muitos opúsculos sobre temas de Folclore.
Foi Professora da matéria na Universidade Makenzie. Integrou a Comissão de Folclore da Unesco e representou o Brasil na Grécia, em 1988 em Conclave Universal de Folclore. Escreveu duas biografias, uma sobre o músico e genial compositor “Zequinha de Abreu” e outra sobre o, (seu tio-avô) José Costa de Carvalho, Marquês de Monte Alegre, Regente do Império. Maria Amália Corrêa Giffoni, faleceu em São Paulo – SP, A 14 de julho de 1994 e está sepultada no Cemitério do Morumbi em São Paulo.

comments