Cadeira 01 - Maria Deosdedite Giaretta Chaves

Cadeira nº01 - Patrono: Athos Ribeiro
Acadêmica:
Maria Deosdedite Giaretta Chaves
Santa Rita do Passa Quatro - SP
E-mail: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, Maria Deosdedite Giaretta Chaves é filha de José Giaretta e de Maria Camargo Giaretta. É irmã mais nova de José Giaretta Filho, e das gêmeas Maria De Lourdes Giaretta Vieira e de Conceição Aparecida Giaretta Eulálio. Nessa cidade recebeu educação familiar e escolar até os 18 anos, quando formada professora pelo Curso Normal do Instituto de Educação “Nelson Fernandes”, deixa a terra natal em 1960, a fim de continuar estudos superiores em São Paulo. Em Santa Rita do Passa Quatro, no ano de 1965 casou com Armando Rasselen Chaves,  com quem teve três filhos: Adriana de Fátima Giaretta Chaves, in memoriam, Armando Rasselen Chaves Filho e Andréa Giaretta Chaves. Tem duas netas: Aléxia Rasselen Giaretta Piesco e Alane Rasselen Giaretta Piesco. Hoje Maria Deosdédite é viúva.

Em 1962  ingressou no Curso superior de Letras Neolatinas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “SEDES SAPIENTIAE” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Enquanto cursava o ciclo superior de estudos, foi professora alfabetizadora, função que exerceu no Grupo Escolar “Rosa Bonfiglioli” em Osasco.  Em 1965 formou-se Bacharel e Licenciada em Letras Neolatinas,  habilitada a lecionar as disciplinas de Português, Latim, Espanhol  e Francês, Língua e Literatura, para os antigos cursos ginasiais e secundários. Foi durante 15 anos professora de Francês do Colégio Estadual de Carapicuíba, e do Colégio Castro Alves, em Pinheiros, São Paulo;  mais tarde, uma vez excluída a disciplina de Francês das grades curriculares, presta, em 1976,  concurso para a cátedra de Português, obtendo  a sexta maior nota dentre os professores aprovados do Estado de São Paulo. Ingressa como professora efetiva de Português no Colégio Estadual “Vicente Peixoto” em Osasco, onde, em 1978, também nessa cidade, passa a lecionar Língua e Literatura portuguesa e brasileira no ITO, Instituto Tecnológico de Osasco, uma das mais renomadas escolas técnicas do Estado de São Paulo na época. Nesse Instituto lecionou durante trinta anos, até 2006; também durante trinta anos lecionou na rede estadual de ensino, aposentando-se em 1990. Foi professora efetiva de Português do Colégio Estadual “ Alfredo Bresser” , em Pinheiros, para onde se removeu em 1981.
EM 1994, recebeu o título de Cidadã  Osasquense, pelos trabalhos educacionais prestados à juventude de Osasco. Em 2013 recebeu duas comendas da Câmara Municipal de Osasco, a pedido da vereadora, Profª Ana Paula Rossi: “A chave da cidade de Osasco” e  “A medalha Antônio Raposo Tavares”; foi agraciada com menção honrosa como educadora pela OAB de Osasco,  e premiada pela Associação Paulista de Medicina Regional Osasco, no dia consagrado à mulher, em 8 de março de 2014.
Em 1976 cursa Pedagogia na UNG, Universidade de Guarulhos-SP- a fim de habilitar-se em Administração Escolar, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional; conclui as habilitações em 1978; em 1980 faz seu primeiro mestrado na Universidade de São Paulo na área de Dialetologia,  não tendo apresentado trabalho final de curso devido ao falecimento de sua orientadora, ocorrida em 1985;  em 1986 foi convidada a lecionar Português no curso superior na FIEO, -UNIFIEO- Centro Universitário FIEO em Osasco, onde leciona até os dias atuais para os cursos de Administração de Empresa, Pedagogia, Jornalismo e Ciências Contábeis;  de 1989 até 1994 foi Diretora do ITO, nomeada pelo prefeito de Osasco, na época Dr. Francisco Rossi;  em  1996 cursa Especialização Lato-sensu em Teoria da Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero - SP, concluindo o curso em 1998.
Em 2000 Ingressa no programa de pós- graduação, Mestrado, na área de Língua e Filologia da Universidade de São Paulo, recebendo, com distinção e louvor,  o título de Mestre nessas disciplinas, com a dissertação de mestrado sob o título “Do fundo da memória extrai-se o Metal Rosicler- Um estudo linguístico e poético da obra de mesmo nome de Cecília Meireles.
É conferencista e palestrante, tendo ministrado palestras e cursos  para professores em Osasco, Carapicuíba, São Paulo,  São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, em empresas como  Metrô de São Paulo,  Andersen Consulting,  CIEE, Congressos de Municípios de Guarujá e de Campos do Jordão.
Foi orientadora de Pós-graduação do curso de Letras da FIEO, com dezenas de orientandos. Foi  coordenadora dos cursos de Jornalismo, História e Geografia, Turismo e Hotelaria também na FIEO.
Escreveu dois livros; um autobiográfico, esgotado, sob o título “A lua nas mãos”; outro didático,  já na 4ª edição, intitulado  “Manual Prático de Redação Empresarial.”
Participou de vários congressos de Linguística, em Campinas, Marília, Londrina e Assis  e teve trabalho aceito para comunicação no 120º Congresso de Leitura em Havana, Cuba, no ano de 2010, Para Leer el siglo XXI, sob o título: “Leitura, imagem e símbolo e sua importância na formação do psiquismo infantil.”
É autora de vários artigos e de muitas resenhas publicados na Revista Universitária do UNIFIEO e na Revista Linha D’água da USP;   assina há 15 anos a coluna “Ao pé da letra” da Revista mensal da Fieo, “Fieo em foco”; é articulista de duas revistas mensais em circulação: uma de Osasco- BEM + OSASCO; outra do bairro da Saúde em São Paulo - CIRCUITO SUL.
Tem resenha publicada em Revista Internacional- Revista de Psicologia da Universidade de Buenos Aires- sob o título: “ As emoções no processo de alfabetização” concernente ao doutorado da profa. Dra. Cleomar Azevedo. É revisora da EDIFIEO, editora universitária da FIEO.

comments